quinta-feira, 28 de abril de 2011

Saco é um Saco!

Gente desculpa pela demora de postar outro texto mas é que estou meio sem tempo... Mas VAMOS LÁ!

Agora pouco estava no supermercado com meu Bê (Tamires) e minha sogra (Nena) e vendo aquele montão de sacolas lembrei-me da notícia que escutei na CBN! No estado de São Paulo saiu uma portaria PROIBINDO a distribuição de sacolas plásticas pelos supermercados da região! 

Vou colocar a seguir a notícia que saiu na edição on-line da Folha de Pernambuco, vou comentar os pontos que estiverem em NEGRITO?! (No fim do texto coloco o link p/ vocês lerem a integra!)

SÃO PAULO (Folhapress) - As maiores redes de supermercado do País já se preparam para o fim da distribuição de sacolas plásticas gratuitas em suas lojas. Consideradas “vilãs’‘ da natureza pelos ambientalistas, grandes cidades, como São Paulo, Belo Horizonte e Ribeirão Preto, têm projetos de lei para proibir seu uso. No Rio, já vigora norma que não proíbe as sacolas, mas obriga o comerciante a dar desconto de R$ 0,03 a cada cinco produtos comprados sem o uso delas. A prática de dar desconto também já está sendo adotada em outras cidades, como Recife.
Outros países, como Itália, França, Alemanha, China e África do Sul, baniram as sacolas ou cobram por seu uso.
A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) estima que o País consuma cerca de 12 bilhões de sacolas ao ano, ou 63 por habitante. Pesquisa feita em 2010 pelo Walmart em parceria com o Ministério do Meio Ambiente mostra que 60% da população é a favor de leis que proíbam a distribuição de sacolas. “É um movimento inexorável [o fim das sacolinhas]. Vai acontecer’’, disse Paulo Pianez, diretor de sustentabilidade do Carrefour.
 As três maiores empresas varejistas do País já trabalham para extinguir ou diminuir o uso de sacolas e oferecem alternativas aos clientes. O Carrefour vende sacolas retornáveis e oferece caixas de papelão para o transporte de compras. O Pão de Açúcar tem estratégia similar, e bonifica os clientes de seu programa de fidelidade que não usarem sacolas plásticas. Já o Walmart dá desconto em produtos e tem caixa preferencial para quem não usa os sacos. A empresa pretende reduzir em 50% o uso do plástico em três anos. 


Sei que quando se coloca 12 bilhões (Assim como escrevi) não parece um número tão grande assim... Talvez isso ajude a sensibilizar vocês: 12 bilhões = 12 000000000 agora pensem que cada sacola dessas demore mais 100 anos para se decompor! Se você parar p/ pensar estamos na IDADE DA PEDRA DA ECOLOGIA! Dá uma olhadinha ai na sua casa, quantas sacolas plásticas você vai encontrar... umas 20 no mínimo! (Na casa de Nena tem bem mais agora kkk).   

Ai você lendo essa notícia fala “Olha que bom 60% das pessoas são a favor de leis que proíbam a destribuição de sacolas plásticas!!” Mas gente!!! 40 % SÃO CONTRA!!! É MUITA GENTE POW!! Vamos com mais matemática:

O Brasil tem 191 milhões de habitantes seguindo a lógica da pesquisa, 76.400.000 brasileiros são contra (aproximadamente se não errei as contas kkk ).

Então galera, vamos parar de inventar desculpas e apoiar esse pequeno gesto de ajuda planetária!
Confiram os links ok!

Link 1 Muito massa  
http://diadefolga.com/5-razoes-para-nao-usar-sacolas-plasticas/
 Link 2 Notícia da Folha de Pernambuco
http://www.folhape.com.br/index.php/caderno-economia/616495-sacolas-plasticas-banidas

Marcelo Ataíde

3 comentários:

  1. Estou postando pois Wagner disse que não tava pegando!testando testando 1 2 3 kkk

    ResponderExcluir
  2. Ao ler o texto acima pensei: por que as grandes redes -as outras iriam absorver a ideia naturalmente - não decidem enfileirar e disponibilizar os sacos renováveis ao invés das sacolas,em uma decisão irrevogável?


    Já pensou no impacto que isso causaria daqui a algum tempo? E ainda disponibilizando pessoas que, na saída da loja , iriam divulgar e explicar a ideia ao cliente. Não seria melhor que aquelas pessoas que te param para perguntar se querem fazer cartão?


    Claro que isso causaria um impacto no bolso de muita gente, sendo realista. Mas toda mudança gera um lucro e um prejuízo. E a empresa encararia isso muito bem. Hoje pra você usar uma sacola renovável no Bompreço você tem que pagar. O prejuízo é nosso.


    Isso causaria uma junção - desejável e missionária - das grandes redes de supermercado.Concorda? Além dos benefícios divulgados nos links colocados pelo autor do texto e ex-BBB Marcelo Sólon.


    Sabe quando você acorda e decide parar de tomar refrigerante e/ou parar de fumar. É díficil . Mas a dor passa. Toda revolução nasce de uma ideia. Ela já está lançada.

    ResponderExcluir